Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Mais de 19 t de maconha são apreendidas na Op Ágata no PR
Início do conteúdo da página
BALANÇO

Mais de 19 t de maconha são apreendidas na Op Ágata no PR

  • Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2024, 19h49
  • Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2024, 19h51
imagem sem descrição.

Igaraçu (PR) – Na última quinta-feira (7/11), militares do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec) participaram da apreensão de 19,5 toneladas de maconha pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na PR-218, em Igaraçu, no norte do Paraná, no contexto da Operação Ágata Fronteira Sul. É uma das maiores apreensões de maconha do sul do país. A droga estava em uma carreta bitrem que viajava de Ponta Porã (MS) a Curitiba (PR).

Os agentes da PRF efetuaram buscas no compartimento de carga do veículo, onde a droga foi encontrada. O motorista foi detido e conduzido à Delegacia da Polícia Civil de Astorga (PR). A droga foi imediatamente incinerada com apoio do 30º BI Mec e da Polícia Civil, no forno de uma indústria de alimentos perto de Maringá.

A ação fez parte da Operação Ágata Fronteira Sul, que teve início na segunda-feira (4/11) e encerrou na última sexta-feira (8/11). Nos cinco dias de operação, na faixa de fronteira do Paraná e Santa Catarina, área de responsabilidade da 5ª Divisão de Exército, foram apreendidos o equivalente a R$ 42 milhões em drogas, cigarros contrabandeados, eletrônicos e outras mercadorias, além de 3 veículos que estavam servindo às organizações criminosas.

Durante a Operação Ágata Fronteira Sul, a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), sediada em Cascavel, conduziu ações de patrulhamentos, controle e bloqueio de vias, monitoramento das fronteiras, fiscalizações a veículos e pessoas, além de apoio à atuação de Órgãos de Segurança Pública e outras 17 agências fiscalizadoras como IBAMA, ANVISA, ICMBio, Receita Estadual.

Cerca de 350 militares atuaram na operação, que teve objetivo de coibir os crimes transfronteiriços e ambientais. Para isso, foram empregados equipamentos de alta tecnologia, como binóculos de visão termal e Óculos de Visão Noturna (OVN), além de SARP (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada) e radares terrestres no monitoramento da fronteira.

Crédito das fotos: PRF, 15ª Bda Inf Mtz e 30º BIMec

02 700

03 700

05 700

06 700

07 700

08 700

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página