Com tecnologia, militares apreendem drogas na fronteira
Guaíra (PR) - Mais de 550 kg de maconha foram apreendidos por militares da 15ª Companhia de Infantaria Motorizada (15ª Cia Inf Mtz), em ação conjunta com Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e o Núcleo Especial de Polícia Marítima (NEPOM), no contexto da Operação Ágata Fronteira Sul, deflagrada nesta segunda-feira (4/11). A droga estava dentro de um carro, próximo à margem do rio Paraná, na fronteira com o Paraguai, no distrito de Oliveira Castro.
A droga e o veículo foram apreendidos e levados para a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, onde o entorpecente foi pesado e analisado, resultando na apreensão de 564 kg de maconha, avaliados em mais de R$ 1 milhão. Em outras ações da operação já foram apreendidos cigarros contrabandeados, veículos, eletrônicos em descaminho, entre outros artigos.
A Operação Ágata Fronteira Sul mobiliza cerca de 350 militares e é conduzida pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), sediada em Cascavel. O objetivo da operação é intensificar o combate ao tráfico de drogas e armas, bem como a crimes ambientais, na faixa de fronteira com o Paraguai e a Argentina, área de responsabilidade da 5ª Divisão de Exército. Para isso, são empregados equipamento de alta tecnologia, como binóculos de visão termal e Óculos de Visão Noturna (OVN), além de SARP (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada) e radares terrestres no monitoramento da fronteira.
As ações ocorrem de forma integrada com Órgãos de Segurança Pública e outras 17 agências fiscalizadoras como IBAMA, ANVISA, ICMBio e Receita Estadual. A operação não tem data para terminar.
Redes Sociais