Programa Mecenas é tema de palestra para militares
Curitiba (PR) – Na manhã desta quarta-feira (11/9), militares do Forte do Pinheirinho participaram de uma palestra sobre o Programa Mecenas, ministrada pelo coordenador do programa, Coronel Veterano Eduardo Pantoja, no auditório da 5ª Divisão de Exército. O Coronel explicou como se inscrever no Programa e quais são os projetos contemplados com a captação de recursos.
O Programa Mecenas é um conjunto de projetos culturais de interesse para o Exército Brasileiro, passíveis de receber investimentos em cultura de pessoas físicas, por meio de incentivo fiscal. Além de divulgar os projetos, o site do programa possibilita que os investimentos em cultura sejam realizados de forma mais cômoda, por meio de PIX, boleto bancário ou desconto em contracheque.
No momento da declaração do Imposto de Renda, o investidor poderá deduzir o valor doado até o limite de 6% do Imposto de Renda devido. O valor doado para os projetos serão abatidos integralmente do imposto a pagar ou a restituir. A vantagem de participar do Programa Mecenas é poder destinar parte do valor do Imposto de Renda, que já seria pago à União, a um projeto cultural de interesse do Exército Brasileiro.
O investidor poderá doar para diversos projetos, como o projeto de ampliação do acesso a pessoas com deficiência (PcD) do Museu Militar do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre (RS), projeto de restauração do Real Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques (RO), ou o projeto de revitalização do Pantheon de Caxias, no Rio de Janeiro (RJ); para citar alguns.
O detalhamento dos projetos pode ser consultado no site do Programa Mecenas em http://mecenas.decex.eb.mil.br, assim como a documentação para realizar a adesão ao Programa. Podem participar militares da ativa, da reserva e pensionistas, além do público civil (embora sem a comodidade do desconto em contracheque).
Redes Sociais