5ª DE transporta bombas de drenagem da Sabesp para o RS
Curitiba (PR) - A 5ª Divisão de Exército está à frente da missão de transporte terrestre das bombas de macrodrenagem da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para o Rio Grande do Sul. Os equipamentos foram levados em dois comboios, de Barueri, na região metropolitana de São Paulo, para Porto Alegre e Canoas.
O primeiro comboio de veículos saiu de São Paulo no sábado (18/5) e fez uma parada em Curitiba, no 5º Batalhão Logístico no domingo (19/5). No total foram transportadas 14 bombas, que pesam em média 10 toneladas, por isso o comboio seguia em uma velocidade de 40 km/h. As bombas devem aliviar as áreas alagadas em Porto Alegre e em Canoas.
O chefe do comboio, Tenente Santos, do 5º Batalhão Logístico, disse que o principal desafio é o cuidado na estrada. “Como são materiais que são muito volumosos, com excesso lateral, a gente precisa fazer o balizamento para que a gente consiga passar pelo meio do trânsito e não ocasionar nenhum problema”, afirma o Tenente.
Saindo de Curitiba, o comboio realizou uma parada em Tubarão (SC), na 14ª Companhia de Engenharia de Combate, e depois seguiu para as cidades de destino.
Redes Sociais