5ª DE conclui 1ª etapa do exercício Operação Roraima
Boa Vista (RR) – Na última terça-feira (2/1), militares da 5ª Divisão de Exército concluíram a primeira fase da Operação Roraima – um esforço coordenado para fortalecer a prontidão operacional e logística da Força de Prontidão do Comando Militar da Amazônia. A operação é composta por várias etapas e envolve apoio de distintos Comandos Militares de Área.
O primeiro comboio envolveu 129 militares e partiu de Cascavel, do Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, no dia 6 de dezembro de 2023. Foram empregadas 44 viaturas, sendo 16 Viaturas Blindadas Multitarefa Leve (VBMT) GUAICURU, além de Módulos de Comando e Controle, com carga total aproximada de 50 toneladas.
O comboio seguiu via terrestre até Belém (PA), onde embarcou em duas balsas do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), para seguir via fluvial até Manaus (AM). De lá, o comboio realizou a última etapa via terrestre, até chegar a Boa Vista (RR), dia 2 de janeiro. No deslocamento, os militares contaram com o apoio de mais de 20 organizações militares, ao longo do percurso de quase 12 mil quilômetros entre ida e volta.
As 16 viaturas GUAICURUS transportadas pelo comboio vão reforçar a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl). A distância percorrida nessa missão envolveu grande complexidade logística e multiplicidade de meios, o que destaca a determinação do Exército Brasileiro em manter a presença robusta e eficiente na região amazônica, inclusive com Módulos de Comando e Controle – fundamentais para coordenar efetivamente as operações em um ambiente desafiador como a Amazônia.
Oeste
Um segundo comboio partiu de Cascavel no dia 13 de dezembro, com 17 viaturas para realizar o transporte de 12 VBMT GUAICURU, por via terrestre, para a cidade de Campo Grande (MS). Os 46 militares da 5ª Divisão de Exército chegaram no dia 19 de dezembro ao destino, realizando o retraimento em seguida. Os blindados Guaicurus devem seguir também para Boa Vista, com militares e meios da 3ª Divisão de Exército. A Operação Roraima está prevista para terminar no início de fevereiro.
Redes Sociais