Família Militar acompanha cerimônia do Dia da Bandeira
Clique aqui e assista ao vídeo sobre o Dia da Bandeira 2023 em Curitiba.
Curitiba (PR) – Militares do Forte do Pinheirinho e familiares participaram da solenidade alusiva ao Dia da Bandeira, neste domingo (19/11). A cerimônia marca a incineração das bandeiras inservíveis e substituição do Pavilhão Nacional e foi celebrada na Alameda das Formaturas do Forte.
O engenheiro de computação Luis Fernando Rigoni veio acompanhar a esposa, que é militar da CRO/5, e estava na expectativa de assistir à solenidade com o filho, Giovani. “Viemos ver a queima das bandeiras e o desfile”, disse Rigoni.
Durante a cerimônia, os grupamentos se colocaram ao redor do mastro e as autoridades formaram a Guarda-Bandeira. Então, o novo Pavilhão foi hasteado e, em seguida, o General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante da 5ª Divisão de Exército, realizou a leitura da Ordem do Dia. “Ao comemorarmos o Dia da Bandeira, o Exército, atento ao cumprimento de sua missão constitucional, reafirma seu compromisso com a Nação brasileira.”
Depois do pronunciamento, a praça mais antiga da Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar, Subtenente Luiz Carlos, ateou fogo às bandeiras inservíveis. A tropa então cantou o Hino à Bandeira do Brasil enquanto as chamas ardiam. O fogo que incinera as bandeiras inservíveis significa a eternidade da Pátria. Depois da solenidade, as cinzas são enterradas, voltando ao solo pátrio e renovando o ciclo ancestral do amor à Nação.
A estudante Lívia Araújo Severa acompanhou pela primeira vez a solenidade e ficou muito feliz em participar. “A marcha é linda e o canto do hino é uma coisa que toca bastante, arrepia, é lindo de ver”, afirmou.
Redes Sociais