Jornada reúne mais de 100 participantes
Curitiba (PR) – Na última quinta-feira (14/9), mais de 100 representantes dos setores empresarial, científico e de defesa participaram da I Jornada Defesa, Indústria e Academia, promovida pela 5ª Divisão de Exército. O evento totalmente on-line, foi realizado com objetivo de aumentar a sinergia entre os setores. Foram apresentadas as demandas estratégicas da 5ª DE a fim de criar um ambiente propício para investimentos futuros em produção e pesquisa, com vistas à nacionalização de itens de manutenção e reposição.
No setor empresarial, participaram representantes da Federação das Indústrias dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e também de empresas estratégicas de defesa instaladas na região Sul do País.
Na área acadêmica, participaram o Instituto Militar de Engenharia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a Universidade Regional de Blumenau e Universidade Federal de Santa Maria, além de pesquisadores independentes civis e militares.
O General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, Comandante da 5ª Divisão de Exército, ressaltou as dificuldades que os setores empresarial e acadêmico têm para realizar pesquisas e novos investimentos em produção e disse que, mesmo com tais obstáculos, a região Sul se destaca na pesquisa em tecnologia de defesa, com profissionais de renome internacional. “Possuímos um enorme potencial para termos fornecedores não só para as Forças Armadas brasileiras, mas também para outros países”, afirmou o general.
As Federações dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, por intermédio de seus Comitês da Indústria de Defesa (COMDEFESA), também assinalaram suas presenças, mantendo um alinhamento de discurso sobre o enorme potencial que a Região Sul tem para fortalecer a Base Industrial de Defesa, gerar empregos e fortalecer a Soberania do País.
O Prof. Dr. Roberto Molina de Souza, Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-graduação da UTFPR, apresentou os vários projetos em andamento na universidade e o Acordo de Cooperação entre o Comando Militar do Sul e a UTFPR, que pode servir de alicerce para projetos futuros.
O General de Exército Adhemar da Costa Machado Filho, Chefe do Escritório Regional de Florianópolis do SisDIA, comentou que está tendo a oportunidade de se aproximar da base industrial de defesa no Paraná e em Santa Catarina, e ressaltou que a união de defesa, indústria e academia formam o princípio da hélice tríplice.
As apresentações estarão disponíveis para download até o dia 22 de setembro neste link.
Redes Sociais