Cerimônia marca abertura da Semana da Pátria
Curitiba (PR) – A Solenidade de abertura da Semana da Pátria 2023foi realizada nesta segunda-feira (4/9), em frente ao Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado. O evento contou com a presença de autoridades civis, militares e jovens de oito escolas municipais e estaduais da cidade, além de quatro escolas cívico-militares, do Colégio Militar de Curitiba, do Colégio da Polícia Militar e do Colégio Vila Militar.
Na ocasião, o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, disse que é uma honra receber o Fogo Simbólico da Pátria, acesa originalmente na Pira em Brasília e distribuída pelas capitais do país. “O Paraná sempre valorizou a história da Independência do Brasil e sempre fortaleceu em seus cidadãos a bandeira do patriotismo”, disse o governador. Estiveram presentes o General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, comandante da 5ª Divisão de Exército, e o General de Brigada Ricardo Santos Taranto, comandante da Artilharia Divisionária da 5ª DE, além de diversas autoridades dos poderes Executivo e Legislativo do Estado.
Na atividade, foi realizada a leitura alusiva ao Dia da Independência do Brasil, o canto do Hino Nacional com o hasteamento do Pavilhão Nacional, a leitura da Carta aos Jovens e o acendimento do Fogo Simbólico pelo coronel PMPR Nilson Luiz Salata.
Banda na Praça
Como parte das comemorações da Semana da Pátria, a Banda da 5ª Divisão de Exército fará uma apresentação em frente ao relógio da Boca Maldita, no centro de Curitiba, no dia 5 de setembro, terça-feira, às 17h30. No repertório estão dobrados militares, músicas populares e temas de filmes clássicos.
Desfile
O tradicional desfile cívico-militar será realizado dia 7 de setembro, no Centro Cívico, na Avenida Cândido de Abreu, e está previsto para começar às 9h. A solenidade será promovida pelo governo do Paraná e pela 5ª Divisão de Exército Brasileiro e contará com a participação de quase 4 mil pessoas - entre civis e militares -, a pé e em modernas viaturas, militares e de segurança pública.
O público também poderá ver bandeiras e uniformes históricos, com a participação de ex-integrantes do Batalhão Suez (primeira Operação de Paz em que o Brasil participou) e de Forças de Paz, além de viaturas como o Jeep Willys e a Viatura Blindada de Combate M3A1 Scout Car, relíquia da época da 2ª Guerra Mundial.
Redes Sociais