Operação Conjunta Ágata reforça fronteira sul
Foz do Iguaçu (PR) – Desde o dia 1° de julho de 2023, a 5ª Divisão de Exército participa da Operação Ágata Conjunta Sul, um trabalho coordenado pelo Ministério da Defesa, que tem como objetivo a realização de ações preventivas e repressivas, na fronteira terrestre e marítima da região do sul, contra delitos transfronteiriços e ambientais.
A operação é realizada em coordenação com órgãos de segurança pública e de fiscalização federais e estaduais.
No Paraná, militares do 16° Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizam Postos de Bloqueio e Controle de Vias na PR 163 e na PR 481. A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada também atua com fiscalização nas estradas, como na Ponte Airton Senna, em Guaíra/PR.
Este ano, de forma inédita, a Operação Ágata Conjunta Sul está sendo realizada simultaneamente com os Exércitos do Paraguai e do Uruguai. As mesmas ações realizadas no Brasil ocorrem na região de fronteiras desses países vizinhos.
Os crimes transnacionais, como tráfico de drogas, de armas, descaminho e crimes ambientais refletem em violência nas cidades da fronteira, com repercussão direta nas grandes capitais do país. O êxito da Operação depende da participação efetiva da população, pois o que se pretende é uma fronteira segura para todos.
Redes Sociais