Tropas da 5ª DE treinam ações de enfrentamento a situações de calamidade pública
Joinville (SC) - Tropas da 5ª Divisão de Exércitoparticiparam do 6º Exercício de Ajuda Humanitária, nas cidades de Joinville e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. O objetivo da atividade foi preparar os militaresparao enfrentamento de situações de calamidade pública e desastres naturais, de modo a salvar vidas, aliviar o sofrimento, limitar os danos, restaurar serviços essenciais, de forma a possibilitar a retomada da normalidade no menor tempo possível.
Foram empregados cenários que representam possíveis situações reais. Os treinamentos englobam simulações de casos que necessitem de resgate e transporte de feridos, transposição de áreas alagadas, deslizamentos de terra, desabrigados, dentre outras ocorrências de tragédias reais.
Sob o comando da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, a qual é responsável pela Força de Ajuda Humanitária do Comando Militar do Sul, a atividade foi realizada com o apoio e participação da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e Polícia Científica de Santa Catarina.
Também prestaram apoio a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Capitania dos Portos de Santa Catariana e Defesa Civil de Santa Catarina, Águas de São Francisco do Sul (SCPAR), Porto de São Francisco do Sul e Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (CELESC).
Redes Sociais