Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > 5ª Divisão de Exército conduz atividade de tiro no Forte do Pinheirinho
Início do conteúdo da página
Integração

5ª Divisão de Exército conduz atividade de tiro no Forte do Pinheirinho

  • Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2022, 16h37
  • Última atualização em Segunda, 04 de Julho de 2022, 16h39

Curitiba (PR) – Na última quinta-feira (30/06), militares e integrantes dos Órgãos de Segurança Pública praticaram tiro no Forte do Pinheirinho. Na atividade foram utilizadas armas de diversos modelos e calibres.

O 2º Treino de Tiro Integrado entre Órgãos de Segurança Pública foi realizado por iniciativa da 5ª Divisão de Exército nas instalações do Forte do Pinheirinho, com o objetivo de promover a integração e ampliar a operacionalidade de militares e civis que atuam na área.

tiro3

“Esse evento se reveste de uma importância muito grande porque congraça várias forças que trabalham com a 5ª DE em Operações Interagências como a Polícia Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, juízes do Poder Judiciário, entre outros.”, afirmou o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro.

Outro ponto importante do treinamento foi o compartilhamento de conhecimento e experiência entre os profissionais da segurança pública.

tiro2

“Essa atividade foi essencial porque vimos novidades em termos de armas e equipamentos, experimentamos o peso do gatilho e a ergonomia de várias armas e isso faz muita diferença. Essa parceria e o relacionamento mais próximo com as outras instituições é muito importante para qualquer pessoa que combate a criminalidade”, afirmou o Tenente-Coronel Anderson Puglia, Comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar do Paraná.

“É de suma importância para as forças de segurança essa troca de ideias, informações e experiências não somente no material apresentado mas também no contato que se forma entre as forças de segurança”, afirmou o Tenente-Coronel Sérgio Augusto Silva, Comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE).

tiro1

A atividade também reuniu representantes de clubes de tiro e de empresas especializadas em armas e munições. Algumas disponibilizaram para testes armas de vários calibres e tamanhos, como 9mm (nove milímetros), .40 (ponto quarenta), .45 (ponto quarenta e cinco), carabinas e fuzis como o IA2.

tiro4

Os participantes também puderam conhecer alguns materiais de pronto emprego da 5ª DE, o que foi destacado pelo empresário Eluisio Dias. “Foi uma atividade muito legal pois pude conhecer algumas armas, atirar e manuseá-las. Eventos assim são muito importantes para conhecermos a estrutura do Exército como os blindados que vimos hoje aqui bem como os rádios utilizados na comunicação”, concluiu.

tiro5

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página