Mais de 800 soldados recebem a boina em formatura no Forte do Pinheirinho
Curitiba (PR) - Mais de 800 soldados de Curitiba passaram por uma nova etapa na vida militar. Eles receberam na tarde desta segunda-feira (9/5), nas instalações do Forte do Pinheirinho, a boina de seus familiares. A cerimônia tem o objetivo de marcar a passagem de jovens civis para a vida na caserna, com a conclusão do Período Básico da formação do militar.
Estiveram presentes na atividade muitos familiares dos soldados e representantes das Organizações Militares da cidade. Na solenidade, também foram anunciados os destaques nos cursos de formação.
A senhora Zenaide Oliveira Franco é moradora do litoral do estado do Paraná e fez uma viagem para presenciar o neto nesta nova etapa da vida. “Vim com os primos dele para presenciar esse momento tão importante do meu neto, o Soldado Caiado”
Quem também não tirou os olhos do filho foi a senhora Isis Thatiana Klaumann. Ao lado da família e de amigos, ela era só orgulho. “Meu filho realizou o meu sonho de vestir essa farda”, comentou.
Durante o período básico os soldados receberam diversas instruções teóricas e práticas. Os valores militares e civis adquiridos servirão para as futuras missões que receberão no Exército Brasileiro, em atividades a serem realizadas em uma das Organizações Militares da capital.
Simbolicamente a boina representa a transição de um jovem civil para um combatente básico do Exército.
No âmbito militar, a boina é utilizada para distinguir os militares dentre suas funções e atividades desempenhadas pelas organizações militares em que serve. Em Curitiba, é possível encontrar a utilização de três cores: preta, verde e garança. A preta representa os quartéis que são unidades blindadas ou mecanizadas (operacionais), a verde é destinada a quartéis administrativos e a garança para distinguir alunos de colégios militares.
Redes Sociais