Divisão Bormann conduz treino de tiro integrado entre os órgãos da Segurança Pública
Curitiba (PR) - Por iniciativa da 5ª Divisão de Exército, foi realizado, nesta quinta-feira (5/5), um treinamento de tiro integrado no estante do Forte do Pinheirinho. A atividade reuniu militares do Exército e profissionais da Receita Federal, da Polícia Civil do Paraná e do Poder Judiciário, além de representantes de clubes de tiro e de empresas especializadas em armas e munições.
Foram testadas armas de vários calibres e tamanhos, como 9mm (nove milímetros), .40 (ponto quarenta), .45 (ponto quarenta e cinco), carabinas e fuzis. Entre as marcas, estavam à disposição Taurus, IWI, Stoeger, Springfield, Sig Sauer, Arex e Imbel.
"A ideia do evento foi trazer as principais marcas de armas existentes no país, através dos representantes de lojas e fabricantes, para o nosso público experimentar. É importante conhecer os novos modelos, verificar as diferenças de tamanho, de cano, capacidade de munição, de porte, e treinar com essas armas", explica o Tenente-Coronel Machado, um dos instrutores da atividade.
Outro ponto importante do treinamento foi o compartilhamento de conhecimento e experiência entre os profissionais da Segurança Pública.
"Essa troca de informações, essa união entre as forças de segurança, essa confraternização, tudo isso é importantíssimo. E o armamento apresentando no evento foi de ponta. Muitas dessas armas são utilizadas na Polícia Civil, como a 9mm e a .40", destaca o Delegado Adriano Chohfi, da Delegacia de Explosivos, Armas e Munições (DEAM) da Polícia Civil do Paraná.
O Comandante da 5ª DE, General de Divisão Castro, testou vários tipos de armas e falou da importância desse treinamento no Forte do Pinheirinho:
"Essa atividade desenvolvida pela 5ª Divisão de Exército é integradora. A gente trouxe os órgãos da Segurança Pública, com seus armamentos orgânicos, e os fabricantes de armas, que trouxeram armamentos diversos, com miras eletrônicas e outros tipos de características. O conhecimento sobre esses novos armamentos é muito válido.
Assista ao vídeo:
Redes Sociais