Mudança de subordinação do 14º RC Mec reforça estratégia de defesa nas fronteiras
Curitiba (PR) - A 5ª Divisão de Exército (5ª DE) passou a subordinação do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec) para a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz) como mais uma estratégia operacional de defesa das fronteiras nos estados do Paraná e de Santa Catarina.
A solenidade de passagem de subordinação foi realizada durante a formatura de despedida do Comandante Militar do Sul (CMS), General de Exército Valério Stumpf Trindade, nas instalações do Forte do Pinheirinho.
O 14º RC Mec está situado de forma estratégica no Oeste Catarinense e é empregado em operações de amplo espectro. A presença da tropa da Força Terrestre naquela localidade facilita o Comando e o Controle do efetivo nas operações de faixa de fronteira em combate ao descaminho, contrabando e tráfico de drogas.
A História do 14º começa com a criação do Corpo de Guarnição da Província de Goiás em 20 de Agosto de 1842. No dia 10 de novembro de 1917, passou-se a chamar 10° Regimento de Cavalaria e foi transferido de Santana do Livramento para Dom Pedrito (RS).
Em 23 de novembro de 1923, mudou novamente de denominação, para 14° Regimento de Cavalaria Independente. Somente no ano de 1969, recebeu a denominação de 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado com a incorporação dos carros de combate leve M3A1.
No dia 6 de dezembro de 1988, o 14º RC MEC deixou a cidade de Dom Pedrito/RS e, desde então, está na cidade catarinense de São Miguel do Oeste.
Redes Sociais