Exercício Viking 2022 deixa legado de capacitação e interoperabilidade
Brasília (DF) - Maior exercício multifuncional de operações de paz do mundo, o Exercício Viking 22 envolveu 1.750 pessoas de 40 países, entre militares, policiais e civis. Foram 10 dias e 120 horas de treinamentos entre 28 de março e 7 abril. No Brasil, a coordenação foi do Ministério da Defesa e a direção coube ao Exército, por intermédio do Comando de Operações Terrestres (COTER).
O Exercício foi desenvolvido, simultaneamente, em cinco países – Brasil, Suécia, Bulgária, Finlândia e Catar –, sendo marcado pela capacitação, cooperação, integração e interoperabilidade entre Forças Armadas, policiais, civis e países integrantes.
No Sítio Brasil, foram 276 participantes, sendo 179 diretamente ligados ao exercício, buscando soluções para problemas complexos em um cenário fictício, com situações semelhantes às que acontecem em missões internacionais de paz. A 5ª Divisão de Exército esteve representada no Exercício pelo Maj Biavaschi.
"Minha função era na Direção do Exercício, como observador, controlador e mentor nos diversos incidentes relacionados a Operações de Paz”, destacou o Major.
Redes Sociais