Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Mãe, contadora e militar do Exército: um sonho realizado em Curitiba
Início do conteúdo da página
Dia da Mulher

Mãe, contadora e militar do Exército: um sonho realizado em Curitiba

  • Publicado: Terça, 08 de Março de 2022, 18h30
  • Última atualização em Segunda, 30 de Maio de 2022, 17h00

Curitiba (PR) - Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Comando da 5ª Divisão de Exército conta a história de uma profissional de contabilidade que descobriu novas paixões: a farda verde-oliva, a corrida e o tiro.

Mulher01

A paulistana Raquel Müller Becker é curitibana de coração. Chegou à cidade com quatro anos de idade e hoje, com 35 anos, é um exemplo de superação dentro e fora da caserna. Casada, mãe do Pedrinho, possui mais de 15 anos de experiência profissional na área contábil e há sete anos presta serviço no Exército Brasileiro como militar temporária na área de formação.

“Nunca imaginei que iria trabalhar no Exército Brasileiro e usar uma farda. Uma amiga da faculdade de contabilidade achava que eu tinha o perfil e resolvi tentar o processo seletivo de 2015. Nem sabia da existência do quadro de Oficiais temporários. Passei na primeira fase da seleção e foquei em passar na segunda fase que era a parte física, pois quilinhos a mais, corrida e flexão não poderiam me vencer”, afirmou.

Mulher03

Após passar por todas as etapas do processo seletivo e ingressar no Exército, como Aspirante a Oficial, surge uma nova rotina de treinamento físico, tiro e atividades operativas e administrativas demandadas pelos Comandos do Forte do Pinheirinho. E foi durante essa rotina militar que a 1º Tenente Müller descobriu novas paixões: a corrida e o tiro.

Mulher02

Como atleta da 5ª Região Militar, ganhou competições individuais e coletivas de corrida, entre elas, o “facho”, tradicional corrida de Curitiba, mas é no tiro que descobriu um esporte e uma profissão. “Meu primeiro contato com arma de fogo foi no Exército, nem air soft eu tinha conhecimento. Aprendi a atirar aqui e me destaquei. Ganhei de muitos homens e habitualmente participo de linhas de tiro que estão presentes somente homens”, afirmou.

Mulher04

Hoje, a Ten Müller é responsável por ministrar instruções e treinamentos de tiro dentro e fora dos quartéis. É uma das quatro mulheres do Estado do Paraná que possui qualificação para ministrar instruções de tiro e credenciamento para emissão de laudos para aquisição e transferência de arma de fogo e porte de arma.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página