Pouco mais de 800 jovens iniciam o serviço militar em quartéis de Curitiba
Curitiba (PR) – O Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), General de Divisão Fábio Benvenutti Castro, acompanhou a incorporação de mais de 800 soldados que adentraram às fileiras do Exército em quartéis de Curitiba/PR.
A incorporação é o ato de inclusão do conscrito em uma Organização Militar das Forças Armadas. Após uma rigorosa seleção, composta por revisão médica e odontológica, entrevistas, verificação de aptidão física e testes de habilidades, os jovens cruzaram os portões das armas como um ato simbólico de passagem para a nova fase de suas vidas, a de servir à Pátria.
Para o Comandante da 5ª DE, estes jovens são privilegiados:
“No Brasil, são mais de um milhão e cem mil jovens que se candidatam ao serviço da Pátria, e somente 80 mil são selecionados para servir, sendo a totalidade deles de voluntários que são distribuídos no Brasil todo. Portanto, eles são privilegiados por estarem aqui e as famílias testemunham a chegada destes novos recrutas na Força Terrestre e sabem que seus filhos, netos e parentes terão um ano de instrução que fortalece a infraestrutura moral. Eles vão trabalhar na construção de um país melhor, com responsabilidade, verdade e disciplina. Agradeço a presença dos pais e também por deixarem o que têm de mais precioso aqui conosco”, finalizou.
Um dos destaques da cerimônia foi o desfile dos novos militares nos pátios de formatura. A partir dessa etapa, os jovens terão um ano de aprendizado e muito trabalho. Os primeiros dias destinam-se a familiarizar o recruta com a rotina e com as práticas comuns ao ambiente militar. Nesse período, o jovem inicia a prática controlada de atividades físicas; adquire noções de hierarquia, disciplina e civismo; habitua-se aos horários e, sobretudo, começa a desenvolver o espírito de camaradagem, essencial ao trabalho em equipe, típico da vida nos quartéis.
O Comandante da 5ª DE acompanhou as solenidades no 5º Batalhão Logístico, no 20º Batalhão de Infantaria, no 27º Batalhão Logístico e no Forte do Pinheirinho.
Redes Sociais