5ª DE reforça monitoramento das fronteiras com o 5º Batalhão de Comunicações
Curitiba/PR – Vocacionada para a parte operacional e de defesa das fronteiras entre o Paraná e Santa Catarina, o Comando da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) reforçou a estrutura militar com a ativação do Núcleo do 5º Batalhão de Comunicações (Nu 5º B Com).
A evolução da estrutura militar e o aumento da operacionalidade são dois objetivos estratégicos fundamentais no Comando da 5ª DE, que estabeleceu como uma das metas a implantação do 5º B Com, focando no apoio às operações de amplo espectro.
A organização militar foi implantada em fevereiro de 2021 e em sua primeira fase de atividade houve a necessidade de organização do efetivo e de instalações. As atividades foram conduzidas pelo Tenente-Coronel Leonardo Fernando Canelossi Rosa, Chefe da Equipe Precursora, e pelo Tenente-Coronel Antônio Donizete Manfrinato.
Os 59 militares integrantes do 5º B Com deverão apoiar e assegurar o fluxo contínuo e seguro de dados entre diversos escalões da Força Terrestre. Deverão, também, produzir informações confiáveis e oportunas para a tomada de decisões e apoiar prontamente em ações de defesa ou contra delitos transfronteiriços e ambientais. O efetivo poderá reforçar em pessoal e material a 5ª Companhia de Comunicações Blindada e a 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada – ambas organizações militares de Comunicações orgânicas das Brigadas que compõe a Força de Emprego Estratégico da 5º Divisão de Exército.
Para permitir a comunicação ágil e segura entre o Comando da 5ª DE com as organizações militares subordinadas o Núcleo do 5º B Com está com sua estrutura centralizada no Forte do Pinheirinho, nas proximidades ao Quartel General. Ele é responsável por suprir as demandas dos estados do Paraná e Santa Catarina.
No dia 11 de fevereiro, o Núcleo do 5º B Com passou a ter seu primeiro Comandante, o Tenente-Coronel Luiz Cezar Pereira Salviano. A solenidade de assunção de Comando foi realizada com a presença de autoridades militares e da tropa da nova unidade.
O 5º B Com passará por mais duas fases de ampliação de efetivo até 2025, com o objetivo de chegar a 190 militares operando o SISFRON. Atualmente, o Exército Brasileiro passa a ter nove Batalhões de Comunicações, sendo quatro na região Sul do país.
Redes Sociais