5ª DE encaminha jovens que prestaram o serviço militar para o mercado de trabalho
Curitiba (PR) - Jovens que cumpriram o serviço militar obrigatório têm a oportunidade de deixar as fileiras do Exército com um emprego. A ação é uma parceria das Agências do Trabalhador da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do Governo do Estado do Paraná com o Comando da 5ª Divisão de Exército.
Nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, cerca de 500 militares participaram do “Mutirão Força de Trabalho Militar - 2ª Baixa”, que foi realizado com a participação de 12 grandes empresas que atuam em Curitiba e Região Metropolitana. Cada empresa fez a apresentação das vagas de emprego que possuía e os jovens escolheram quais delas tinham interesse de participar da entrevista. A Unicesumar também esteve presente na atividade, disponibilizando bolsas de estudo para capacitação dos jovens.
Para o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro, a ação é muito importante para os militares que dão baixa no Exército Brasileiro. “As empresas participantes ofertam possibilidades para os militares retornarem à vida civil com oportunidade de crescimento ao longo da próxima carreira. O diferencial da oferta de vagas para os militares acontece porque elas tem conhecimento de que esses jovens que foram formados no EB tem uma sólida formação moral, de valores e responsabilidade, que são de extremo interesse para quem emprega”.
Um dos participantes foi o Soldado Felipe Nilo da Silva, do 5º Batalhão Logístico (5º B Log), que atuou como motorista de viaturas militares durante o ano do serviço obrigatório. Neste período, a organização militar ofereceu cursos profissionalizantes como escolta e direção de veículos maiores. “Meus comandantes incentivaram a participação nos cursos e também no mutirão. Estava animado em encontrar uma vaga na área de motorista e saio daqui já com emprego”.
Quem também saiu com uma oportunidade, foi o Soldado do 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20º BIB), André Murillo Coimbra, que buscou um estágio ou primeiro emprego em empresas na área de informática já que é estudante de graduação em Engenharia da Computação. “Estou bastante empolgado pois achei uma vaga no setor que eu gosto e procuro me especializar. Poderei sair do Exército já com um emprego, estou muito feliz”.
Para o Secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, as empresas buscam os diferenciais que os jovens militares apresentam. “Fazemos mutirões de emprego em todo o Paraná e estamos fazendo agora nos quartéis no Exército. Toda empresa quer contratar um jovem que prestou o serviço militar, porque ele aprende disciplina, patriotismo, respeito ao próximo e muito ofícios como mecânica e pintura. São uma série de atividades técnicas que eles possuem e existe um desejo das empresas de contratar esses profissionais”.
Segundo o Chefe da Agência do Trabalhador, Rafael Santos, estão disponíveis 1.600 vagas de emprego em Curitiba e Região. “As vagas ofertadas nos quartéis são selecionadas de acordo com a idade e o perfil do público, bem como o interesse das empresas participantes. Caso o militar não encontre uma vaga, ele integrará o banco de dados da Agência que possui mais de 11 mil vagas em todo o Estado”.
O “Mutirão Força de Trabalho Militar - 2ª Baixa” ocorreu nas instalações do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, do 20º Batalhão de Infantaria Blindado e do Forte do Pinheirinho, atendendo então militares de toda a guarnição de Curitiba. Essa é a segunda vez que a feira é realizada neste ano, tendo como foco a baixa dos militares, que será realizada no dia 28 de fevereiro. As empresas participantes receberam um certificado de agradecimento das mãos das autoridades.
Redes Sociais