Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto promove qualificação técnica para jovens
Início do conteúdo da página

Projeto promove qualificação técnica para jovens

  • Publicado: Sexta, 01 de Outubro de 2021, 14h16
  • Última atualização em Sexta, 01 de Outubro de 2021, 14h25

001
002
001
002
1/2 
start stop bwd fwd
 

 

CURITIBA (PR) - Os Comandos da 5ª Divisão de Exército e da 5ª Região Militar firmaram parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Indústria (SENAI-PR) para a realização de curso de qualificação profissional para que soldados e cabos em período de serviço militar possam ampliar suas oportunidades de emprego quando retornarem à vida civil.

O acordo visa capacitar os jovens em uma nova fase do projeto Soldado Cidadão e tem como primeiro curso ofertado no Paraná o de Operador de Processos de Produção. A aula inaugural do curso foi realizada no prédio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) com a presença de autoridades militares e civis, na tarde de quarta-feira (29/09).

Para o presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, a capacitação de novos profissionais para atuar na indústria é essencial para as empresas do setor. “Parcerias como esta são muito importantes para conseguirmos ampliar a oferta de cursos no Paraná”, disse.

O curso terá a duração de 45 dias e será dividido em aulas teóricas e práticas, sendo estas realizadas nas instalações de uma indústria. As atividades de ensino terão carga horária de 160h.

O Projeto Soldado-Cidadão (PSC) está inserido no Programa de Assistência e Cooperação das Forças Armadas à Sociedade Civil, sob a responsabilidade do Ministério da Defesa. Tem como finalidade proporcionar uma qualificação profissional aos militares temporários carentes ou em situação de risco social, possibilitando melhores condições de ingresso no mercado de trabalho ao término do Serviço Militar. Sua operacionalização envolve organizações militares e entidades civis de ensino profissionalizante, entre elas as pertencentes ao Sistema “S” (SENAI – SENAC – SENAT – SENAR).

Desde a sua implantação, o PSC já capacitou no Exército mais de 130.000 jovens, facilitando a colocação destes no mercado de trabalho, após o término da prestação do Serviço Militar.

Quer saber mais? Acompanhe a matéria da FIEP sobre a aula inaugural https://www.youtube.com/watch?v=anTfSGQy17Q

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página