Saiba como se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea
A 5ª Divisão de Exército incentiva e é parceira nas causas de doação de sangue, plaquetas e medula. No caso da doação de medula óssea, é necessário um grande número de voluntários para que se encontre um doador compatível com o paciente apoiado. Para participar, é necessário procurar o hemobanco mais próximo e agendar uma consulta de esclarecimento ou palestra sobre doação.
O voluntário à doação precisa assinar um termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e preencher uma ficha com informações pessoais. Após isso, será retirada uma pequena quantidade de sangue (de 5ml a 10ml) do candidato a doador. É necessário apresentar o documento de identidade.
A amostra será direcionada para testes de tipificação HLA – fundamental para a compatibilidade do transplante. Estes dados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, em caso de identificação de compatibilidade com um paciente, serão realizados outros testes.
O Redome é o Registro de Doadores Voluntários de Medula Óssea, responsável pela manutenção das informações de todos os doadores voluntários de medula óssea cadastrados no Brasil e pela identificação de possíveis doadores para pacientes brasileiros. Esta atividade está sob coordenação do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para mais informações, acesse http://redome.inca.gov.br/
https://www.inca.gov.br/videos/doacao-de-medula-ossea-atualize-seu-cadastro-no-redome
Redes Sociais