Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Exército Brasileiro comemora 373 anos com Concerto de Música
Início do conteúdo da página

Exército Brasileiro comemora 373 anos com Concerto de Música

  • Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 17h50
  • Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 17h50

001.jpeg

(Curitiba/PR) – Neste dia 19 de abril, o Exército Brasileiro comemora 373 anos. A data teve origem na 1ª Batalha dos Guararapes, em abril de 1648; e naquele momento, os nossos exércitos alcançaram uma vitória heroica sobre o inimigo estrangeiro e foi o prelúdio da construção da identidade do Brasil como Nação soberana. E, desde então, ao longo da sua existência, o Exército Brasileiro tem buscado pautar suas ações para defender a nossa Nação e garantir os poderes legalmente constituídos.

No âmbito da 5ª Divisão de Exército sob o comando do General de Divisão Penteado, atualmente existem 38 organizações militares subordinadas somando um total de mais de 13.800 militares. Todos os anos, a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) comemora o Dia do Exército com uma formatura alusiva à data, em todos os quartéis sob seu Comando, nos estados do Paraná e Santa Catarina. Em 2021, devido à pandemia e aos riscos de contágio da COVID a data será comemorada com uma apresentação musical via rede mundial de computadores (internet) da Banda de Música da 5ª DE, com repertório que vai do erudito ao popular.

Histórico do Exército Brasileiro

Celebra-se, neste dia, 373 anos do EXÉRCITO BRASILEIRO, cuja origem remete à 1ª Batalha dos Guararapes, ocorrida em abril de 1648. Aquela vitória heroica sobre o inimigo estrangeiro foi o prelúdio da construção da identidade do Brasil como Nação soberana, gerada sob a cláusula imortal de que esta terra deveria pertencer somente aos brasileiros.

Nascia, então, o sentimento de patriotismo capaz de irmanar, em torno do ideal comum, raças, línguas e credos, contra um invasor muito mais poderoso.

O EXÉRCITO BRASILEIRO participou da luta pela Independência e do processo de pacificação interna, preservando a grandiosidade do território e a coesão nacional nas Revoluções Farroupilha, Sabinada e Balaiada, nas Revoltas Liberais, no Contestado, em Canudos etc. No Segundo Império, combateu na Tríplice Aliança. Na primeira metade do século XX, lutou nas duas Grandes Guerras contra regimes ditatoriais que ameaçavam a liberdade e a autodeterminação dos povos. Mais tarde, convocado pela sociedade, ajudou

a afastar o perigo comunista que ameaçava a nossa liberdade e a democracia. Além disso, ajudou a cultivar a Paz em mais de cinquenta países com Observadores Militares e com tropas de capacetes azuis, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Organismos Regionais, conquistando o reconhecimento internacional pela capacidade e pelo profissionalismo. 

Presente em todos os rincões do Brasil, o EXÉRCITO tem como maior ativo seus homens e suas mulheres que, ombreados sem qualquer distinção de raça, credo ou condição social, representam um retrato fiel do povo brasileiro e, com a mesma energia e com os mesmos valores de nossos antepassados, lutam, sem temor, frente às contendas da atualidade. Nesse sentido, destacam-se as Operações de Garantia da Lei e da Ordem; o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, como nas Operações Ágatas e Verde Brasil I e II; o acolhimento de irmãos estrangeiros no estado de Roraima, integrando a Força-Tarefa de Ajuda Humanitária; a distribuição de água no semiárido nordestino a mais de 2 milhões de brasileiros afetados pelo flagelo da seca, executando a Operação Pipa; e o desenvolvimento e a manutenção da infraestrutura nacional, além do socorro aos atingidos por calamidades, dentre outras tantas missões subsidiárias que lhe são atribuídas.

No maior desafio experimentado por esta geração, o combate à pandemia da covid-19, ao lado das Forças coirmãs, sob a coordenação do Ministério da Defesa e contribuindo para com o esforço do Governo Federal, o EXÉRCITO atua, não somente com competentes profissionais de saúde, como também com a desinfecção de instalações, doação de sangue para a recomposição dos estoques em hospitais, distribuição de alimentos, medicamentos, imunizantes, equipamentos e oxigênio. Nossos militares socorrem, também, as localidades de difícil acesso e as comunidades indígenas onde os bravos soldados, na maioria das vezes, são os únicos a assistirem àqueles brasileiros. Esta simbiose histórica entre a Força Terrestre e o Povo Brasileiro é fator preponderante para que a sociedade mantenha a elevada confiança no BRAÇO FORTE e na MÃO AMIGA de seu EXÉRCITO.

Na fiel observância dos preceitos constitucionais, regido pelos princípios da ética, da probidade, da legalidade, da transparência e da imparcialidade, conectado no tempo e no espaço, e aos genuínos anseios do Povo Brasileiro, o EXÉRCITO sempre se fará presente, moderno, dotado de meios adequados e profissionais altamente preparados, forjando capacidades militares que superem os desafios do século XXI e possam respaldar as decisões soberanas do nosso Brasil.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página