Tropas da 5ª DE iniciam nova fase da Operação Ágata
FOZ DO IGUAÇU (PR) - Coordenada pela 5ª Divisão de Exército, Curitiba/PR, e operacionalizada pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Cascavel/PR, foi iniciada uma nova fase da Operação Ágata, em toda a fronteira do estado do Paraná.
A Operação consiste em ações interagências com a participação de OSP e OF Federal, Estadual e Municipal, a Operação Ágata tem a finalidade de coibir os ilícitos transfronteiriços (descaminho, contrabando e tráfico) e crimes ambientais.
A ação conjunta iniciou em 12 de março, com ações de patrulhamento e controle de rodovias e rios na faixa de fronteira oeste do estado do Paraná.Cerca de 800 militares estão envolvidos em ações preventivas e repressivas pontuais, tais como postos de bloqueio e controle em estradas (em vias urbanas e rurais), em vias fluviais e no lago de Itaipú. As revistas de pessoas, veículos e embarcações serão constantes, bem como a observância das medidas de restrições sanitárias impostas pela COVID-19.O Comandante da 5ª DE, General de Divisão Penteado, está presente na área de operações, acompanhando todas as atividades da Operação, desde o apronto operacional da tropa até às fiscalizações na margem do rio.
Responsável operacional
Atualmente, a 15ª Brigada é comandada pelo General de Brigada Cláudio Henrique da Silva Plácido, localiza-se em Cascavel/PR e atua em uma área estratégica na região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).
Faixa de fronteira
É legalmente definida como a região interna de 150 Km de largura paralela à linha divisória terrestre do território nacional. No Paraná, nesta área de cerca de 67 mil Km2, maior que a superfície do estado da Paraíba, existem 139 municípios (segundo estado com maior número de cidades fronteiriças – segundo IBGE) e uma população próxima a 2.380.000 habitantes.
Redes Sociais