NOVA ESCOLA DE SARGENTOS SEGUE EM DISCUSSÃO
(Curitiba/PR) – No último dia 23 de fevereiro, o gerente do Projeto da Nova ESA, General de Divisão R1 Joarez Alves Pereira Júnior reuniu-se com o governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, para tratar de assuntos referentes ao projeto para receber a nova Escola de Sargentos das Armas (ESA), na cidade de Ponta Grossa. Estiveram presentes a prefeita do município de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt e o comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), General de Divisão Penteado.
Além da cidade dos Campos Gerais, Santa Maria/RS e Recife/PE concorrem para receber o novo estabelecimento de ensino. A escolha será definida até o início do segundo semestre deste ano, para que se inicie a construção, prevista para ocorrer em 4 anos. Atualmente, a ESA conta com 2,2 mil alunos matriculados, além de uma “população periférica’ formada por professores e familiares, que somam cerca de 4 mil pessoas.
A cidade de Ponta Grossa disponibilizou uma área com 41,38 quilômetros quadrados. Além disso, o Governo do Paraná disponibilizou um segundo espaço de 18,08 quilômetros quadrados em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, que complementará a candidatura. A ideia é que futuramente esse local seja utilizado para instruções especiais (práticas de atividades de campo). Segundo o General Penteado, a cidade dos Campos Gerais possui uma boa infraestrutura para instalação da nova ESA - “Tecnicamente, Ponta Grossa oferece excepcionais condições para receber a escola de formação de sargentos. Temos que pensar em um projeto que sirva para daqui há 30 anos, e neste caso, Ponta Grossa oferece tudo isso” – afirmou o comandante da 5ª DE.
O município ponta-grossense tem mais de 355 mil habitantes, conta com duas universidades públicas e é considerado um centro econômico no estado paranaense. Trata-se de uma cidade de fácil acesso, com ampla infraestrutura e que fica a 115 quilômetros da capital do estado. Além disso, a cidade de Ponta Grossa já possui uma forte estrutura militar, pois abriga cinco organizações militares: o comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, o 13º Batalhão de Infantaria Blindado, o 3º Regimento de Carros de Combate, a Companhia de Comando do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e o 25º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado.
Fonte: Agência Estadual de Notícias e Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
Redes Sociais