Operação Ágata é iniciada na Região de Fronteira de Santa Catarina
(São Miguel do Oeste/SC) – Nesta semana iniciou mais uma fase da Operação Ágata/Fronteira Sul que acontece a partir do município de Capanema no Paraná e vai até Itapiranga, que é o extremo sul de Santa Catarina. A Operação é realizada em diversas fases durante o ano e trata-se de uma ação interagências com a presença do Exército, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Nesta fase, a Operação está sendo coordenada pela 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ªBda Inf Mtz), com apoio do 62º Batalhão de Infantaria e 14º Regimento da Cavalaria Mecanizado.
As ações começaram dia 03 de outubro, com a intensificação do patrulhamento, postos de controle, postos de bloqueio e controle de estradas (em vias urbanas e rurais). São realizadas constantes revistas de pessoas, veículos e embarcações; além da fiscalização da restrição de trânsito de veículos e de pessoas nas fronteiras, com a observância das medidas de restrições sanitárias preventivas.
Com um efetivo de aproximadamente 400 militares do Exército, até o momento foram vistoriados 1.500 veículos, apreendidos 70 mil reais em materiais de descaminho e aproximadamente 500 mil reais em apreensões de drogas. No município de Marmeleiro/PR foram apreendidos 569 quilos de maconha, sendo a maior apreensão de drogas realizadas em uma única vez, quando a Operação Ágata esteve sob a coordenação da 14ªBda Inf Mtz.
O objetivo da Operação Ágata é coibir delitos, crimes transfronteiriços e ambientais e é gerida pela 5ª Divisão de Exército. A Operação Ágata/Fronteira Sul está inserida no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras, instituído pelo Decreto Presidencial nº 8.903, de 16 de novembro de 2016, que tem como prioridades o fortalecimento da prevenção das medidas de controle, da fiscalização e da repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais, fortalecendo a presença do Estado na região.
Redes Sociais