14º RC Mec participa da Interiorização de Venezuelanos – Operação Acolhida
A interiorização é mais um esforço da Operação Acolhida, para encaminhar, às demais unidades da Federação, os migrantes venezuelanos, que entram no país pela fronteira com o Estado de Roraima, principalmente pelo município de Pacaraima.
A estratégia de interiorização é apoiada por diversos órgãos, como os Ministérios da Cidadania, da Defesa e da Saúde, a Casa Civil da Presidência da República, os Estados da Federação, Prefeituras e Organizações não Governamentais. Do Sistema ONU, estão diretamente envolvidas a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Essas organizações identificam locais de acolhida ao redor do País e realizam melhorias estruturais nos abrigos, além de prestar orientações sobre as cidades de acolhida.
O intuito da estratégia de interiorização é reduzir o impacto da chegada de solicitantes de refúgio e migrantes venezuelanos em Roraima, permitindo que tenham novas oportunidades de integração e ingresso no mercado de trabalho, recomeçando suas vidas e contribuindo para o crescimento das novas comunidades de acolhida.
O 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec) de São Miguel do Oeste-SC, recebeu a incumbência de apoiar os migrantes venezuelanos que chegaram nos dias 28 e 29 de setembro, no aeroporto de Chapecó-SC, conduzindo para os municípios de Fraiburgo, Guatambu, São Miguel do Oeste, Saudades, Videira e Chapecó. No total foram 95 venezuelanos, entre homens, mulheres e crianças.
Redes Sociais