VI Jogos do Programa Forças no Esporte estimula qualidades físicas e morais
Entre os dias 10 a 13 de dezembro, a 5ª Divisão de Exército (5ªDE) coordenou o VI Jogos do Programa Forças no Esporte (PROFESP). Nessa edição dos Jogos, 488 crianças e adolescentes participaram das competições em organizações militares do Comando Militar do Sul (CMS).
Em Curitiba, as disputas ocorreram no 20º Batalhão de Infantaria Blindado (20ºBIB) e participaram alunos de escolas de Curitiba, Campina Grande do Sul, Blumenau, Francisco Beltrão, Lapa e Castro. Durante os quatro dias do evento, as crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de interagir com equipes de outras localidades. A aluna Júlia Medeiros, que participou do PROFESP pelo 23º Batalhão de Infantaria em Blumenau, conta que se sentiu muito feliz de participar do evento e que mais importante do que ganhar a competição é poder acompanhar a sua equipe.
O PROFESP tem o objetivo de estimular o desenvolvimento das qualidades físicas e morais, o espírito de corpo das equipes e a camaradagem entre os alunos. Os participantes disputaram as seguintes modalidades: Atletismo, com provas individuais e de revezamento (masculino e feminino); Futebol Society (masculino e feminino); Futebol de Salão (masculino e feminino); Orientação e Cabo de Guerra.
O Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Brigada Carlos José Russo Assumpção Penteado afirma que o Programa insere os atendidos na rotina dos quartéis e há uma integração entre os participantes, os familiares deles e os militares das unidades onde ocorrem as atividades do PROFESP.
PROFESP
Em 2003 foi criado o PROFESP, uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, Exército e Aeronáutica, e em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Agrário. O Programa tem como objetivos ajudar e melhorar a qualidade de vida de jovens e de crianças carentes, promovendo a inclusão social e a valorização pessoal, fortalecer a integração social e a cidadania e reduzir riscos sociais dos beneficiários, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas.
O PROFESP está presente em 107 localidades de todos os Estados e do Distrito Federal e em comunidades indígenas no interior da Amazônia. Atualmente mais de 23 mil e quinhentas crianças e jovens são beneficiadas pelo Programa, na Marinha do Brasil, no Exército Brasileiro e na Aeronáutica.
Redes Sociais