Operação Ágata 2018 (Fronteira Sul) - PR e SC
A 5ª Divisão de Exército coordenou a Operação Ágata durante o mês de novembro. No estado de Santa Catarina a 5ª DE atuou com a Força-Tarefa 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado, composta pelo Regimento e reforçada por militares do 62º Batalhão de Infantaria, com sede em Joinville. Já no Paraná a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel, operou na faixa de fronteira de sua responsabilidade. Mais de mil militares atuaram nos dois estados e foram cobertos perto de 600 km2 da fronteira.
A Operação foi desencadeada em coordenação com os diversos Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização Federais, Estaduais e Municipais, em ambiente interagências, com os objetivos de fortalecer a presença do Estado na região combater a prática de ilícitos transfronteiriços e ambientais, ampliando a sensação de segurança da população. Segundo o Comandante Militar do Sul, General de Exército Antônio MIOTTO, a 5ª DE, além de seu papel principal na constituição na defesa da pátria, opera para coibir o ilícito transnacional no Paraná e Santa Catarina.
Foram realizadas ações durante 24 horas no período da operação. Além das ações preventivas e repressivas, a 5ª DE efetuou ações cívico-sociais no Paraná e em Santa Catarina. A ação cívico-social é uma oportunidade da comunidade local conhecer um pouco mais sobre o Exército Brasileiro. Para o Comandante da 5ª DE, General de Divisão TOMÁS Miguel Miné Ribeiro Paiva, a 5ª DE atua de forma constitucional e de forma conjunta com os órgãos de segurança pública.
Redes Sociais