Operação Jogos de Guerra
A 5ª Divisão de Exército e suas Grandes Unidades subordinadas, sob a coordenação e planejamento do Comando Militar do Sul, participam dos Jogos de Guerra 2018.
A 5ª Divisão de Exército (5ªDE) realiza, no mês de julho (02 a 06), a Operação Jogos de Guerra, exercício de simulação de combate visando o adestramento de seu Estado Maior e Brigadas subordinadas. Os chamados Jogos de Guerra ocorrem anualmente e nesta edição têm o foco em Operações Ofensivas. Este Exercício Simulado faz parte do Programa de Instrução Militar 2018 (PIM 2018) do COTER. Neste momento, os militares revisam aspectos doutrinários, avaliam os processos utilizados durante as operações, possibilitando a evolução da ciência militar.
Para o exercício estratégico, são integrados quatro centros de treinamento, com cronograma simultâneo de adestramento das equipes participantes e atividades interativas, incluindo orientações por monitoria e videoconferências. Os militares têm a oportunidade de se capacitar, desenvolvendo soluções e exercitando a resolução de problemas em suas respectivas áreas de especialidade, além de trabalharem habilidades como liderança e gestão do tempo. O Exercício é realizado em um contexto de guerra convencional, exigindo que o Estado-Maior planeje, receba e difunda informações e ordens. Os Postos de Comando são empregados com meios de informática para a apresentação e acompanhamento digital dos cenários. Isso permite o adestramento das ações com dinamismo em todos os sistemas que compõem o combate.
A operação envolve 137 militares e tem abrangência na área da 5ªDE (Paraná e Santa Catarina). Neste ano, as Brigadas concentram seus centros de treinamento em Curitiba-PR, de onde executam a interação com o Centro de Adestramento e Avaliação Sul (CAS PC / CAA-Sul), sediado em Santa Maria-RS.
O Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul (CCOp do CMS), Gen Bda Carlos José Russo Assumpção Penteado, é o coordenador geral responsável pela Operação, e orientará as ações presencialmente na guarnição de Curitiba-PR.
Redes Sociais