5ªDE no Apoio às Vítimas de Calamidades no Paraná e Santa Catarina
Após ocorrência dos fortes ventos que atingiram a cidade de São Miguel do Oeste e imediações na madrugada de quinta-feira (8), além da cidade de Lages e seus arredores, foram acionadas tropas subordinadas a 5ª Divisão de Exército para prestarem apoio emergencial necessário à população afetada pelas calamidades.
Desde os primeiros alertas da Defesa Civil do Estado, emitidos no início do mês de maio, a 5ª DE realiza os planejamentos necessários para fazer frente a possíveis desastres na sua região de atuação. Para isso manteve em alerta tropas da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (Estado de Santa Catarina) e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada e 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Estado do Paraná), com potencial para mobilizar um efetivo estimado de 200 militares por cidade atingida, além de aparatos logísticos que vão desde viaturas, materiais de Engenharia, apoio estrutural até apoio de saúde necessários.
As tropas da 5ª DE realizam constantes treinamentos para capacitação de suas tropas a fim de lidar com casos de alagamentos, deslizamentos, evacuação de pessoal e socorro médico. No dia 8 de junho o Comandante da Divisão, General de Divisão José Luiz Dias FREITAS, visitou as guarnições de Joinville e Blumenau para verificar as condições de trabalho das tropas e organizações militares empregadas e que integrarão o Batalhão de Ajuda Humanitária, primeiro do Brasil com a missão de prestar imediato socorro às vítimas de calamidades na região Sul do país.
Veja as Fotos:
Redes Sociais