Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > 5ª DE reúne Comando e Militares da Reserva durante Operação Setembrino de Carvalho
Início do conteúdo da página

5ª DE reúne Comando e Militares da Reserva durante Operação Setembrino de Carvalho

  • Publicado: Domingo, 30 de Outubro de 2016, 15h05
  • Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2016, 10h18
imagem sem descrição.

VEJA AS FOTOS

Na sexta-feira 28 de outubro, autoridades e militares da ativa e da Reserva Pró-ativa da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) reuniram-se no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras - SC, para acompanhar a realização dos tiros das armas de tiro indiretos inseridos na Operação Setembrino de Carvalho 2016, conduzida pela Artilharia Divisionária da 5ª DE (AD/5).

A Operação Setembrino de Carvalho consiste em um exercício de adestramento avançado das Organizações Militares de apoio de fogo da 5ª DE, sendo coroada com execução de tiro real das diversas armas de apoio. A Operação mobilizou 1.167 militares, 125 viaturas e 33 veículos blindados. Foram executados tiros dos seguintes armamentos: L 114 Light Gun 105mm, VBC OAP M108 105mm e M109 155mm, M155mm AR, Vtr VBR Cascavel 90mm e Morteiro 120mm foram executados.

Após a acompanhar a demonstração de tiro, foi realizado o 7º Encontro de Militares da Reserva Pró-ativa da 5ª DE. Na ocasião, o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Luiz Dias Freitas, fez uso da palavra, abordando a modernidade dos armamentos utilizados pelo Exército Brasileiro atualmente e a importância do CIMH para o adestramento das tropas. Na sequência, o Comandante do CIMH, Cel Marcelo Momm Vasconcelos, realizou apresentação sobre a herança histórica e estrutura de sua organização militar.

Fotos: Sd Lourenço / Sd França (5ª DE)

Fim do conteúdo da página