Militar conquista aprovação em concursos
CURITIBA/PR – O soldado Pedro Henrique Saporiti Dresch incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 1º de agosto de 2022 com o sonho de seguir a carreira militar. Seu avô foi militar temporário de engenharia civil, na década de 1980. “Meu avô construía pontes e auxiliava em várias missões de engenharia como militar temporário e eu decidi seguir seus passos”, afirmou.
Para alcançar esse objetivo teve que adaptar a rotina de estudos às missões da caserna. “Desenvolvi a disciplina e melhorei a utilização do meu tempo livre. Com isso, diminui os horários em atividades extras e dediquei esse tempo na resolução de simulados e de provas antigas para os concursos de carreira militar como AFA, EsFCEx, ESA e CFO. Também melhorei meu condicionamento físico”.
As características desenvolvidas durante o serviço militar, como disciplina e dedicação, foram fundamentais para a aprovação na etapa intelectual do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Paraná (CFO-PM/PR) e na Escola de Sargentos das Armas (ESA). Agora, o militar vai realizar as outras etapas do concurso da PM-PR que são o teste físico e o teste psicológico. A incorporação dos selecionados ocorrerá no mês de maio.
O soldado Saporiti é militar da Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar e presta serviço no Comando da 5ª Divisão de Exército, ambas as organizações militares estão no Forte do Pinheirinho.
ESA
Para quem quer seguir carreira militar o edital para o processo seletivo da Escola de Sargentos das Armas (ESA) está aberto. As inscrições podem ser feitas para as áreas Geral, Saúde e Música. É necessário ter no mínimo 17 anos e no máximo 24 anos em 31 de dezembro de 2024. Também é preciso ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio (área Geral) e concluído o curso de Técnico de Enfermagem ou ser músico (área Saúde e Música).
Redes Sociais