Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Agência cadastra militares que terão baixa em breve
Início do conteúdo da página
OPORTUNIDADE

Agência cadastra militares que terão baixa em breve

  • Publicado: Sexta, 01 de Novembro de 2024, 12h13
  • Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2024, 19h53
imagem sem descrição.

Curitiba (PR) – Militares que vão terminar o serviço militar obrigatório no início do ano que vem realizaram um cadastro na Agência do Trabalhador e terão a possibilidade de sair do quartel já empregados. A iniciativa do projeto “Força de Trabalho Militar” integra o efetivo das organizações militares da guarnição de Curitiba à Agência do Trabalhador, em um convênio entre a 5ª Divisão de Exército e a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda.

O cadastro está seguindo um cronograma nas Organizações Militares da capital paranaense. Nesta quinta-feira (31/10), a Agência do Trabalhador foi até o Hospital Geral de Curitiba, pela manhã, e ao Forte do Pinheirinho, na parte da tarde. Até dezembro, o cadastro será feito também na 5ª Companhia de Comunicações Blindada, 5º Batalhão Logístico, Parque Regional de Manutenção 5, 27º Batalhão Logístico, Colégio Militar de Curitiba, 20º Batalhão de Infantaria Blindado e 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado. A previsão é cadastrar 100% dos soldados da próxima baixa, que são cerca de 940 militares.

O soldado Pedro Henrique Moro realizou o cadastro e disse que ainda não tinha pensado sobre onde trabalhar depois de sair do quartel. Agora, ele vai buscar uma oportunidade na área administrativa. “Estou aprendendo muito sobre a área jurídica, pois trabalho na Assessoria Jurídica da 5ª Região Militar, então acho que eu posso aproveitar essa experiência”, afirmou o soldado.

O soldado Júlio Gustavo da Rocha Petrak, do 1º Pelotão do Grupamento de Choque da 5ª Companhia de Polícia do Exército, quer atuar na área administrativa também, pois tem curso de Administração e já trabalhou na Copel. “O Exército me deu a oportunidade de conhecer outras cidades e regiões do Brasil, durante o cumprimento das operações e missões, e acho que vou levar daqui bastante aprendizado, a disciplina e o espírito de corpo”, disse Júlio.

O gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael Santos, conta que é justamente essa experiência e aprendizado dos valores militares que o mercado está buscando quando contrata quem passou pelo Exército. “Tem muitas empresas que têm interesse nesses militares, pela disciplina, o respeito à hierarquia, assiduidade, pontualidade, toda a parte comportamental que hoje é difícil de encontrar principalmente entre os mais jovens”, afirma o gerente.

Como recomendação para os soldados que estão terminando o Serviço Militar Obrigatório, Rafael Santos dá uma dica preciosa. “A grande dica é que ele esteja aberto a uma mudança de área e às diversas possibilidades, como por exemplo, numa indústria que não pede experiência. Mesmo que ele não tenha atuado com esse tipo de função aqui no quartel, ele tem condições de desempenhar, pois há muitas oportunidades em diversas áreas.”

1 700

2 700

3 700

5 700

6 700

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página