Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Militares realizam adestramento com Engenharia de Combate
Início do conteúdo da página
OPERAÇÃO SILVA PAES

Militares realizam adestramento com Engenharia de Combate

  • Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2024, 15h46
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2024, 15h49
imagem sem descrição.

Três Barras (SC) – Entre os dias 13 e 19 de outubro as tropas da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz) realizaram o Exercício Silva Paes 2024, no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), o maior campo de manobras dos estados de Santa Catarina e Paraná. A operação contou com a participação de 899 homens e mulheres e teve como objetivo o adestramento avançado em um cenário de Defesa Externa, reforçando a capacidade operativa da Brigada em situações de combate. As tropas empregaram 116 viaturas e 21 equipamentos de engenharia, demonstrando a alta capacidade de mobilização e eficiência logística.

Na quinta-feira (17/10), o exercício atingiu um momento decisivo com a transposição do curso d'água no Rio Negro, na divisa entre os estados do Paraná e Santa Catarina. Em meio à tensão crescente, as tropas da 14ª Brigada avançaram com precisão sobre as águas, desafiando as condições naturais e o terreno adverso. O controle da ponte, ponto vital para o avanço, foi conquistado em uma ação estratégica que garantiu o fluxo contínuo de viaturas e equipamentos, consolidando o avanço da Força. A manobra mostrou o preparo e a capacidade das tropas em superar obstáculos, levando a operação a um novo patamar de domínio tático no campo de batalha.

Após a transposição do Rio Negro, a operação entrou em sua fase final, com atividades de combate intensificadas. Ao final do exercício, a tropa realizou uma marcha para o combate, com o objetivo de retomar o contato com o inimigo, seguido pela infiltração e o ataque decisivo, com emprego de tiros reais de artilharia e armas coletivas.

O uso de passadeiras, pontes e portadas foi decisivo durante a Operação Taquari 2, no apoio logístico aos municípios devastados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Com a Operação Silva Paes, a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada reafirma a operacionalidade e o permanente estado de prontidão do Exército Brasileiro, desempenhando um papel estratégico no Sul do País, pronta para atuar com eficácia, tanto na defesa do território, quanto em missões de ajuda humanitária no Brasil e no exterior, cumprindo suas missões constitucionais com excelência.

05 700

06 700

07 700

08 700

09 700

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página