Jornada de Tiro da 5ª DE mobiliza 800 militares
Três Barras (SC) – A Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército conduziu a 2ª Jornada de Tiro da Divisão e a Operação Setembrino de Carvalho, no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), entre 15 e 20 de setembro de 2024. A Jornada de Tiro teve objetivo de realizar o adestramento dos meios de apoio de fogo da 5ª DE dentro de um quadro tático de operações ofensivas, contemplando todas as etapas do processo de planejamento e coordenação de fogos.
O ápice do exercício ocorreu dia 19, com a execução do Tiro Real de Artilharia, de Morteiro Pesado e uso do SARP (Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada) como ferramenta para o observador avançado de artilharia. Além disso, houve o emprego de avançados meios optrônicos.
O exercício contou com a participação de mais de 800 militares e 150 viaturas de toda a 5ª DE. No dia operativo, o Comandante da 5ª DE, bem como os Comandantes da 5ª, 14ª e 15ª Brigadas, acompanharam a execução de inúmeras concentrações. A operação contou ainda com a presença de uma comitiva de empresários da Base Industrial de Defesa do Estado do Paraná.
Por meio da utilização de equipamentos dotados de notória capacidade tecnológica; como optrônicos com visão termal, o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas e o próprio Obuseiro M109A5+BR; a tropa da 5ª DE demonstrou competência profissional e capacidade de liderança nos diversos escalões, atributos indispensáveis no combate moderno.
A Jornada de Tiro da 5ª DE foi o coroamento do Adestramento dos meios de Apoio de Fogo indireto de toda a Divisão e contemplou a realização de 256 disparos dos calibres 105, 120 e 155 mm, ratificando a prontidão dos meios da 5ª DE para o cumprimento de sua principal missão, a Defesa da Pátria.
Redes Sociais