Alunas do Colégio Militar de Curitiba conquistam prêmio
CURITIBA/PR - O projeto “Insulina na dose certa”, das alunas Sarah Cendofanti Sezerino e Júlia Magalhães, do Colégio Militar de Curitiba (CMC), conquistou o 2º Lugar Geral na categoria Ciências da Saúde da 21º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada no período de 20 a 24 de março, no Inova USP, em São Paulo.
O projeto também foi selecionado para ser apresentado durante o 12º do Fórum de Doenças Crônicas não Transmissíveis, que será realizado no dia 5 de maio, em São Paulo e na Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí em Belém.
Durante a FEBRACE foram expostos 225 projetos finalistas desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental, Médio e Técnico de todo o Brasil.
Entre centenas de projetos finalistas, o único escolhido para o prêmio internacional National Youth Science Camp 2023 nos EUA, foi o da dupla do CMC. A aluna Sarah, irá apresentar o trabalho no National Youth Science Camp 2023, em West Virginia, nos EUA, no período de 19 de junho a 19 de julho.
Sobre o Projeto “Insulina na dose certa”
A Alu Sarah e a Alu Júlia Magalhães, desenvolveram um sistema que recebe informações de uma balança que pesa alimentos selecionados de uma lista e envia, via bluetooth, para um aplicativo de celular. Esse, por sua vez, contabiliza automaticamente as razões de sensibilidade à insulina em relação insulina-carboidrato, calculando as unidades de insulina necessárias.
Para controlar o diabetes tipo 1, pacientes precisam diariamente somar os gramas de carboidrato ingerido e ajustar a dose de insulina a ser tomada.
Redes Sociais