5ª DE homenageia as mulheres do Comando
Curitiba (PR) Na manhã desta quarta-feira, 8 de março, o Chefe do Estado-Maior da 5ª Divisão de Exército, Coronel Angelo Brait Junior, recebeu em sua sala as militares e servidoras civis que prestam serviço no Comando Operativo.
O Ch EM relembrou o fato histórico que fez com que o Dia Internacional das Mulheres fosse comemorado nesta data e entregou uma lembrança para cada uma em nome de todos os integrantes da 5ª DE.
Origem
Em 1911 aconteceu em Nova York, nos Estados Unidos, uma tragédia na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em que a maioria dos funcionários eram mulheres imigrantes. Na ocasião, houve um grande incêndio e cerca de 123 mulheres morreram carbonizadas ou asfixiadas.
Outro evento relevante ocorreu na Rússia, no dia 8 de março de 1917. Cerca de 90 mil mulheres operárias foram às ruas protestar por melhores condições de trabalho e de vida, uma vez que tinham longas jornadas de trabalho, recebiam muito menos que os homens e não tinham direito ao voto. Além disso, elas também reivindicavam o fim da fome e da 1ª Guerra Mundial. Uma greve dessa proporção nunca havia sido feita antes pelas mulheres. Esse evento ficou conhecido como"Pão e Paz". Em 1977, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a data oficialmente como o Dia Internacional da Mulher.
Redes Sociais