Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Companhia de Engenharia de Combate em SC
Início do conteúdo da página
PODER DE COMBATE

Companhia de Engenharia de Combate em SC

  • Publicado: Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 14h31
  • Última atualização em Segunda, 30 de Janeiro de 2023, 14h32

Tubarão/SCO Comando da 5ª Divisão de Exército multiplica o poder de combate da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz) e reforça o apoio de Força de Ajuda Humanitária com a ativação da 14ª Companhia de Engenharia de Combate (14ª Cia E Cmb), em Tubarão/SC.

A implantação da 14ª Cia E Cmb proporciona um reforço na operacionalidade com estrutura, pessoal e material em ações de amplo espectro de apoio às atividades de mobilidade, contramobilidade, proteção e apoio de engenharia em Santa Catarina.

01site

Para o Comandante Militar do Sul (CMS), General de Exército Fernando Santana Soares, a ativação na nova estrutura é um ganho para todo o Brasil pelo aumento da capacidade de combate do Exército e para a sociedade catarinense que ganha em ajuda humanitária. “A engenharia propicia um aumento no poder de combate pois tem a mobilidade para ultrapassar obstáculos e também de lançá-los para a defesa do terreno. Para o dia a dia da sociedade traz capacidades para possíveis emergências de defesa civil, o que é um ganho para todo o país pelo aumento da capacidade em ajudar àqueles cidadãos que estão precisando em um momento de desastres naturais”.

06site

Uma das missões é preparar o efetivo especializado com equipamentos modernos para ações de apoio à Defesa Civil, frente aos desastres naturais que ocorrem com frequência no estado. De acordo com o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, “a 5ª DE ganha um poder de combate muito grande já que a engenharia vai permitir um acréscimo de poder de combate na defesa externa com mobilidade, contramobilidade, proteção e também na ajuda humanitária da defesa civil. A OM está próxima a rodovias de fácil acesso a todos os locais do Estado, estando muito bem situada geograficamente para o apoio as necessidades”.

02site

A unidade terá meios específicos para propiciar melhor mobilidade, desobstrução de vias de acesso, para manutenção de estradas e muitas outras tarefas, normalmente muito exigidas em situações de catástrofes, como enchentes e deslizamento de terra, em apoio à sociedade. A Brigada tem agora uma Companhia de Engenharia que nos dá capacidade de atuação em ações de ajuda humanitária que ocorre principalmente na região do Vale do Itajaí. Tubarão é um ponto logístico importante para o Estado e a criação da Companhia vem de uma necessidade estratégica do Exército”, afirmou o General de Brigada Marcio Cossich Trindade, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Com base no plano estratégico do Exército foi criado em 2022 o Núcleo da 14ª Cia E Cmb com 68 militares para que a ativação da Companhia pudesse ser realizada nesta sexta-feira (27/01). O efetivo passa a ser de 223 militares que atuarão na evolução da estrutura militar e o aumento da operacionalidade. Além das ações de ajuda humanitária, a nova organização militar permitirá melhores condições de participação em missões de paz que exijam frações especializadas com uma estrutura de engenharia e equipe vocacionada para a defesa externa.

15site

Extinção

Para que a ativação da 14ª Companhia de Engenharia de Combate (14ª Cia E Cmb) fosse possível foi necessário extinguir a 3ª Companhia de Infantaria Motorizada (3ª Cia Inf Mtz) e em sua estrutura foram realizadas adaptações e adequações das instalações para abrigar a nova organização militar.

A implantação da 14ª Companhia de Engenharia de Combate do Exército Brasileiro foi possível ser realizada com planejamentos entre o Comando Militar do Sul (CMS) e o Departamento de Engenharia e Construção (DEC). “O DEC apoiou com materiais novos, que vão dar a condição de realizar o apoio nas melhores condições as demandas de Santa Catarina. É um ganho para o Exército e para a sociedade que possui agora uma OM com material especializado, moderno e com pessoal qualificado em apoio constante”, afirmou o General de Divisão Paulo Roberto Viana Rabelo

Neste ano, um novo investimento será realizado com a construção dos pavilhões para as equipagens de pontes e para os equipamentos pesados de engenharia. A nova organização militar terá como primeiro Comandante o Capitão Damasceno.

11site

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página