General Vendramin realiza primeira atividade como Comandante da 5ª DE
Curitiba/PR – A primeira atividade do General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes como Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) foi presidir a formatura do Dia da Bandeira e realizar a leitura da Ordem do Dia. A solenidade é realizada em todo o Brasil no dia 19 de novembro.
A cerimônia ocorreu nas instalações do Forte do Pinheirinho e contou com a presença de Oficiais Generais e Comandantes das organizações militares de Curitiba. Durante a atividade, o Subtenente Luiz Carlos, da Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar (B Adm Ap/5ª RM), incinerou as bandeiras em mau estado de conservação, conforme prevê a legislação que regula a forma e a apresentação dos símbolos nacionais.
Histórico
A atual Bandeira foi adotada pelo Decreto nº 4 de 19 de novembro de 1889. Originalmente, a esfera celeste continha 21 estrelas, que representavam os 20 estados na época da Proclamação da República e o Município Neutro – unidade administrativa que mais tarde foi substituída pelo Distrito Federal, que era localizado no Rio de Janeiro, então capital do Brasil.
As constelações que figuram no Pavilhão Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. A Lei nº 8.421 de 1992 estabeleceu que deve ocorrer a atualização desse símbolo nacional sempre que ocorrer a criação ou extinção de estados no Brasil.
Sua origem remete à Bandeira do Império, desenhada pelo francês Jean Baptista Debret. As cores verde, amarelo, azul e branco representavam as cores das famílias reais dos ancestrais do Imperador Dom Pedro I.
O projeto atual, de autoria de Teixeira Mendes, veio com a adoção do regime republicano e manteve as mesmas características. O verde passou a representar nossas matas; o amarelo, nossas riquezas; o azul representa o céu; e o branco, a paz que deve reinar em nosso país. A legenda “Ordem e Progresso” é inspirada no lema positivista: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”.
Redes Sociais