15º Contingente se prepara em Joinville para a Operação Acolhida
Joinville/SC - Militares dos estados do Paraná e de Santa Catarina participam de um período de preparação para integrarem o 15º Contingente da Operação Acolhida. Os treinamentos são realizados nas instalações do 62º Batalhão de Infantaria (62º BI), em Joinville/SC, até esta sexta-feira (11).
Aproximadamente 10 mil militares das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea) já atuaram em ações em decorrência do fluxo migratório em Roraima e Amazonas.
O efetivo selecionado pela 5ª Divisão de Exército participa de treinamentos focados na execução de tarefas de ordenamento da fronteira, acolhimento e interiorização, que são os pilares da Operação Acolhida, a maior operação de ajuda humanitária do país. O grupo vai atuar em Manaus (Amazonas) e nas cidades de Pacaraima e Boa Vista (Roraima) de dezembro de 2022 a maio de 2023.
Cerca de 357 militares do Comando Militar do Sul (CMS) estarão na missão sendo 78 de quartéis do Paraná e 196 de Santa Catarina.
Operação Acolhida
A Operação Acolhida é uma força-tarefa humanitária executada e coordenada pelo Governo Federal, com o apoio de agências da ONU e de mais de 100 entidades da sociedade civil, oferecendo assistência emergencial aos refugiados venezuelanos que entram no Brasil pela fronteira com a Venezuela e Roraima.
A Operação Acolhida é organizada em 3 eixos:
-
Ordenamento da fronteira, com a emissão de documentação, vacinação e operação de controle;
-
Acolhimento, ao oferecer abrigo temporário, alimentação e atenção à saúde;
-
Interiorização, deslocando refugiados venezuelanos, voluntários, de Roraima para outros Estados do Brasil, com objetivo de inclusão socioeconômica.
Redes Sociais