Formatura no Forte do Pinheirinho marca o Dia do Soldado em Curitiba
Curitiba/PR - Uma formatura no Forte do Pinheirinho marcou as comemorações alusivas ao Dia do Soldado, nesta quinta-feira (25), em Curitiba/PR. Com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares dos soldados do efetivo variável e dos alunos dos Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR), a cerimônia teve o tradicional juramento dos soldados, entrega de diplomas, medalhas e desfile da tropa.
A solenidade militar foi presidida pelo Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Fábio Benvenutti Castro, que dividiu o palanque com o vice-governador do Paraná, políticos, personalidades da sociedade civil e autoridades da Receita Federal, Agência Brasileira de Inteligência, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar e Polícia Civil.
"Hoje é um dia muito importante para o Exército Brasileiro. São 80 mil jovens fazendo o juramento em todo o território nacional. É um juramento incondicional ao Brasil, um marco para os soldados. 25 de Agosto é a data em que reverenciamos Duque de Caxias, o patrono do Exército, e saudamos os soldados da Força Terrestre de todas as épocas", discursou o Comandante da 5ª DE.
Além do diploma de Colaborador Emérito do Exército para civis indicados pela 5ª Região Militar, foram entregues cerca de 90 medalhas para personalidades e militares da Guarnição de Curitiba. Entre as distinções, destacaram-se a Medalha Exército Brasileiro, Medalha Tributo à Força Expedicionária Brasileira, Medalha Militar de Ouro, Medalha do Pacificador, Medalha Marechal Osório, Medalha Sargento Max Wolf Filho, Medalha de Serviço Amazônico e Medalha Corpo de Tropa.
"Me sinto extremamente honrado em receber a Medalha Marechal Osório, que é uma distinção pela eficácia no Teste de Aptidão Física. É o reconhecimento do esforço que a gente tem para manter a excelência na capacidade física", destacou o Subtenente Odair, do 5º Batalhão de Comunicações.
Ao final da formatura, a tropa composta por cerca de 1,8 mil militares desfilou para as autoridades e os familiares, que aguardaram ansiosamente para abraçar os soldados e comemorar junto com eles as etapas vencidas ao longo da formação militar.
"É um orgulho muito grande. Primeiro, o meu sonho era ver ele fardado, depois desfilando e agora estou muito feliz porque ele vem passando muito bem por todas as etapas", orgulhou-se a auxiliar de produção Daniele Rocha, mãe do Soldado Rocha, da Bateria de Comando da Artilharia Divisionária da 5ª DE.
Redes Sociais