5ª Divisão de Exército promove Estágio de Assuntos Militares
Um dia destinado a conhecer como funciona o Exército Brasileiro e as suas principais atribuições nos Estados do Paraná e Santa Catarina; esse é um dos Objetivos do Estágio de Assuntos Militares (EAM). O estágio é promovido pela 5ªDivisão de Exército e é destinado a acadêmicos e professores de Cursos de Comunicação de universidades de Curitiba e região metropolitana.
“Aprendi que eu não conhecia nem 5% das informações sobre o Exército e foi uma experiência ótima para conhecer como funciona, e também sobre a comunicação dentro da instituição e como me portar, como jornalista, em áreas de conflito”, conta Guiliana de Fátima Freitas uma das alunas participantes. Durante o EAM, docentes e discentes tiveram uma palestra sobre a estrutura e a Comunicação no Exército Brasileiro. Os participantes também tiveram a oportunidade de conversar com representantes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Paraná (BOPE) sobre procedimentos de negociação.
Nas quatro edições professores e estudantes participaram de uma pista de orientação, instrução de camuflagem e também almoçaram a ração operacional do Exército Brasileiro. Eles também acompanharam demonstrações de armamentos letais e menos letais. O objetivo é que eles saibam os efeitos, como se comportar em conflitos que eles estiverem sendo utilizados e, dessa maneira proteger as suas vidas e dos seus colegas de profissão. “Toda vez que eu passo por uma instrução como essa, isso tinha que ser obrigatório. Muitas vezes na mídia só vemos as notícias ruins e não temos ideia de todo trabalho técnico e todo preparo, porém os jornalistas precisam conhecer os dois lados para formar a sua opinião”, ressaltou o discente Daniel Oikawa Lopes sobre a importância do EAM.
Por dentro da 5ªDE
Durante os meses de setembro e outubro a 5ªDE realizou quatro edições do EAM. Mais de 100 discentes e docentes adentraram as Organizações Militares da 5ªDE, e desta forma puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho diário dos militares. “Eu já tinha visto algumas das apresentações do sete de setembro, mas eu não tinha noção da imensidão da atuação do Exército e, principalmente, do papel do Exército na nossa soberania de uma maneira mais prática. E também puder vivenciar o dia a dia dos militares é muito interessante, pois não temos ideia do quão sacrificante é, já o uso da farda em si”, explica a professora Diocsianne de Moura.
O eam tem o intuito de trazer a comunidade acadêmica para dentro da instituição e que os futuros formadores de opinião interajam e vivenciem as rotinas militares. O estágio de assuntos militares foi promovido de 5ª DE. O objetivo era que os alunos e professores conhecessem o exército brasileiro, entendessem as suas particularidades e a rotina das organizações militares da 5ªDE.
Redes Sociais