Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Painel Acadêmico Militar – Instituto Meira Matos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
Início do conteúdo da página

Painel Acadêmico Militar – Instituto Meira Matos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

  • Publicado: Segunda, 12 de Novembro de 2018, 13h52
  • Última atualização em Segunda, 12 de Novembro de 2018, 13h58

imm_1
imm_2
imm_3
imm_4
imm_6
imm_7
1/6 
start stop bwd fwd

No dia 8 de novembro de 2018, ocorreu na Guarnição de Ponta Grossa, o Simpósio Acadêmico Militar do Instituto Meira Matos (IMM) da Escola de Comando e Estado-Maior (ECEME). A 5ª Divisão de Exército, atendendo solicitação da ECEME/IMM, realizou a mediação do evento.

As temáticas tratadas no evento foram: A importância do Comando Militar do Sul para a Estratégia Nacional e a Defesa e Geopolítica na Bacia do Prata.

O primeiro tema foi apresentado pelo Coronel Gilson Lourival de Souza, Comandante do 27º Batalhão Logístico, e pelo Professor Doutor Tássio Franchi, docente do IMM. O Cel Enio da Silva, da Assessoria de Estudos Estratégicos da 5ª Divisão de Exército (AEE 5ªDE) realizou a mediação do primeiro painel.

Em sua apresentação, o Cel Gilson destacou que a distribuição das organizações militares nos três estados da Região Sul é decorrente de fatores históricos, em virtude de conflitos internacionais do passado e de antigas questões de limites entre países vizinhos.

Pontuou, ainda, que na área do CMS estão localizadas duas Divisões de Exército, duas Brigadas Blindadas e três Brigadas de Cavalaria Mecanizadas, atribuindo a esse Comando Militar de Área o maior poder de combate do Força Terrestre.

O Cel Gilson concluiu que a organização e a distribuição geográfica do CMS estão completamente alinhadas à Concepção Estratégica do Exército e, consequentemente, à Estratégia Nacional de Defesa.

O segundo tema foi apresentado pelo Professor Doutor Hélio Caetano Farias, do IMM, que iniciou sua apresentação com uma abordagem histórica da Bacia do Prata, destacando as severas disputas pela hegemonia da liderança na Região e o desafio para uma atual integração regional e seus reflexos para a segurança.

Destacou, ainda, a Geopolítica como uma “lente” para analisar o projeto de um Estado, particularmente sua Defesa, identificando a Geografia como uma área de “tensão” política e como um Estado poderia reduzir conflitos na área mencionada.

O Cel Raul, da AEE 5ªDE, realizou a mediação do segundo painel e abordou sobre a importância do alinhamento do pensamento acadêmico (perspectiva epistêmica) com o pensamento militar (perspectiva pragmática) para o desenvolvimento da mentalidade de Defesa.

Uma maior participação do setor militar no meio acadêmico vai ao encontro da Política e da Estratégia Nacional de Defesa do Brasil, pois contribui para difundir e estimular estudos sobre Defesa Nacional no setor universitário.

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página