5ª DE prestou apoio operacional às eleições no Paraná
5ª DE - Nesse domingo 30 de outubro, a 5ª Divisão de Exército prestou apoio operacional no segundo turno das eleições municipais no Paraná, cumprindo a missão específica de auxiliar os funcionários do TRE na prestação de informações e indicar aos eleitores novos locais das zonas eleitorais. O trabalho de segurança nos locais de votação foi realizado pelos órgãos de segurança pública.
As cidades abrangidas na missão foram CURITIBA, PONTA GROSSA e MARINGÁ.
O planejamento das eleições foi afetado devido muitas escolas servirem como zonas eleitorais e estas estarem ocupadas por alunos. Isso obrigou que os locais de votação fossem transferidos, visando o bom andamento das atividades durante o pleito.
A alteração dos locais de votação foi divulgada na mídia. Entretanto, pelo fato dessa divulgação ter sido realizada durante um período relativamente curto, medidas foram tomadas para garantir que todos os eleitores fossem corretamente orientados no dia de votar, exercendo assim a sua cidadania.
A 5ªDE atuou com um efetivo de cerca de 2300militares junto a agentes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nos mais de 202 locais de votação. Somente na Guarnição de Curitiba, 10 organizações militares foram empregadas (CMDO AD/5, 27º B Log, 5º GAC AP, Pq R Mnt 5, 20º BIB, 5ª Cia Com Bld, 5ª Cia PE, 5º B Sup, B Adm Ap / 5ªDE).
Redes Sociais